Public Art

 

usa-eu-copy-2

usa-eu-copy

Untitled (USA-EU)Untitled (USA-EU), 2010, enamel, wood, 150x600cm, in group show “Invasões Contemporâneas: Arte nas Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres“, curated by David Santos. Installed at Vila Franca de Xira, 2010. Collection Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

«Fernando J. Ribeiro
Em Vila Franca de Xira, na varanda semi-circular que une a esquina da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a Rua Alves Redol, (junto ao Museu do Neo-Realismo), Fernando Ribeiro apresenta uma imensa “bandeira” em duplicado especular que une também as duas simbologias de leitura política, económica e social mais decisivas do mundo ocidental. No longitudinal aparato pictórico aqui proposto, vemos apenas como a bandeira dos Estados Unidos da América absorve a simbologia estelar da bandeira da União Europeia. Com efeito, no espaço quadrangular azul onde normalmente se distribuem as estrelas referentes aos Estados americanos vemos agora as estrelas dos Estados europeus em forma circular, pontuando desse modo uma reflexão sobre a dependência europeia relativamente à omnipotente política norte-americana. Deste modo duplamente simbólico, o artista procura lembrar a invasão americana que desde o segundo pós-guerra e a execução do Plano Marshall tem vindo a transformar a Europa num parceiro político sem peso, cumpridor apenas das intenções de domínio dos EUA. Esta leitura permite-nos afirmar que as invasões dos séculos XX e XXI têm sido concretizadas, sobretudo, através do desenvolvimento de políticas económicas, financeiras e culturais, recorrendo por isso, cada vez menos, à força e às estratégias militares. Em última análise, é o signo e a sua transmutação constante que varrem o espaço físico e identitário, como nova apropriação ou domínio territorial.»

– David Santos inInvasões Contemporâneas: Arte nas Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres“, catalogue

 

Fernando J. Ribeiro_Public Art_Storefront_Montra_2013

MONTRA-blog

MONTRA-blog1

Untitled (Thank You, Danke, Xie Xie), 2013, cardboard boxes, inkjet on paper, variable dimensions; installed in A Montra project, curated by Benedita Pestana, Lisboa, 2013

 

Fernando J. Ribeiro_Still Life_2013_public art
STILL-COPY

Untitled (Still Life) 2013, wood, enamel, dimensions variable. Installed in the exhibition International Exhibition of Road Signs, curated by Bruno Schlatter, Aarau, Switzerland, 2013. Photos by Bruno Schlatter

 

PARFAIT_estrada-neg

PARFAIT_neg-4-net

Study for billboard : Untitled (Je Suis Parfait), 2015

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s